Por meio do decreto nº 37.030/21, a Prefeitura de Araucária confirmou a retorno presencial de todos os alunos da rede municipal em 2022. O decreto em questão passa a ter validade em 1º de janeiro de 2022 e revoga decretos anteriores que tratavam de ações de atividades remotas ou retorno escalonado e gradativo. Contudo, o mesmo decreto reforça a necessidade de as unidades da rede municipal seguirem medidas sanitárias previstas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA).

É preciso destacar que os cuidados de saúde estão mantidos. A Resolução 860/2021 da Secretaria de Estado da Saúde, por exemplo, no artigo 2º, ressalta que “o retorno presencial às atividades de ensino deve ser priorizado” e que “deve ser garantida a oferta da modalidade on-line (remota) para os estudantes que estiverem em isolamento ou quarentena para COVID-19, bem como para aqueles com comorbidade, ou a critério médico, sem prejuízo do seu aprendizado”.

Para a Secretaria Municipal de Educação, é importante que a escola esteja sempre inserida no contexto social local e, por isso, com o retorno de diversas atividades sociais, não é esperado que um atendimento tão fundamental seja o único a não retornar, ainda mais dentro de um cenário de estabilidade da pandemia.

ESTÁVEL – Um esclarecimento importante a ser feito é que o quadro epidemiológico da Covid-19 continua sendo monitorado, atualmente a vacinação ocorre nas UBS e os números mostram boas perspectivas para Araucária. O mais recente boletim especial sobre a Covid-19 em Araucária mostra, entre outros assuntos, a baixa positividade de casos suspeitos. No pior momento da pandemia, Araucária chegou a ter quase 70% de resultados ‘positivos’ em relação a todos os exames RT-PCR realizados em moradores com sintomas de Covid-19.

Contudo o último boletim epidemiológico especial da Covid-19 de Araucária apontou que esse índice de positividade nas testagens chegou a 4%, assim como o estado do Paraná e o Brasil também vivenciam um momento de redução e estabilidade no número de casos e óbitos. É este cenário estável que permite o planejamento de ações para 2022, sem, jamais, abrir mão dos cuidados necessários como o uso de máscara e manter ambientes arejados.

A vacinação é apontada como o principal fator para a redução de casos de Covid-19 bem como a redução da gravidade dos casos positivos. Mas para manter esse cenário com boas perspectivas é preciso também que todo o público-alvo da vacinação complete seu esquema vacinal com a 2ª e a dose de reforço (3ª dose).

Leia o decreto nº 37.030/21: CLIQUE AQUI

Prefeitura Municipal de Aaucaria. Escola Arlindo (foto: Carlos Poly)