Nesta terça-feira (23), agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) visitaram casas da área de atuação da UBS do Santa Mônica, em Araucária. As visitas tiveram por objetivo conscientizar os moradores sobre os cuidados necessários para evitar focos de mosquito, entre eles, do  Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a chegada dos dias mais quentes e chuvosos, aumenta o risco de proliferação de mosquitos. Os moradores podem buscar orientação sobre cuidados diretamente na UBS mais próxima. A Prefeitura também oferece coleta agendada e gratuita de materiais volumosos para que esses itens tenham o destino correto.

Dentro da área de atuação da Saúde, a Prefeitura tem um trabalho constante de monitoramento de armadilhas de mosquitos e, por meio de visitas, dá orientações aos moradores. Dentro das condições favoráveis (como contato com a água), em apenas uma semana, o ovo do Aedes Aegypti pode se tornar larva. Por isso a importância dos cuidados preventivos serem constantes e uma responsabilidade de todos. Pneus, lonas, caixas d’água, baldes, latas, brinquedos e outros objetos (mesmo que pequenos) em espaços abertos podem acumular água da chuva e virarem criadouros de mosquitos.

É importante esclarecer que os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde, geralmente, são conhecidos dos moradores da região e andam devidamente identificados.  Se a entrada não for possível, a Prefeitura pede que os moradores, pelo menos, ouçam as orientações desses agentes. O morador que queira indicar possíveis focos de mosquito pode registrar sua solicitação por meio da Ouvidoria da Saúde: [email protected] ou 0800-6437744.

COLETA AGENDADA – A Prefeitura de Araucária tem um serviço de coleta gratuita e agendada de materiais volumosos. Itens como móveis, eletrodomésticos da linha branca (fogão, geladeira, máquina de lavar, TVs), pneus e galhos são recolhidos gratuitamente mediante solicitação do morador. No ano de 2020, foram mais de 9.500 coletas realizadas. Entre os benefícios dessa ação está o de dar o destino correto a esses materiais evitando o descarte irregular em terrenos ou rios (prática que configura crime ambiental). O morador que precisa descartar algum desses tipos de material deve telefonar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para agendar a retirada dos itens. O contato pode ser feito pelo número (41)3614-7480 ou via aplicativo Atende.net .

A coleta pela equipe da SMMA ocorre em até 05 dias úteis. Assim que agendado, o morador pode colocar o material a ser coletado do lado de fora do portão. A Secretaria de Meio Ambiente conta com três caminhões que fazem essa coleta (de segunda a sábado). É importante destacar que este serviço de coleta não recolhe resíduos de construção civil; trata-se de uma responsabilidade do responsável pela obra, mas a SMMA pode orientar o responsável sobre o destino correto.

Prefeitura Municipal de Aaucaria. Foto: divulgação/SMSA