Para evitar aglomerações e longas filas de espera, a segunda dose da vacina contra a covid-19 em Araucária deve ser agendada previamente e está sendo aplicada no Teatro da Praça. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) optou por esta estratégia no final de junho com o objetivo de organizar a vacinação e melhorar o fluxo.

O processo de agendamento é rápido e simples. Basta conferir na caderneta de vacinação o dia marcado a lápis que indica a data da dose 2. Essa anotação a lápis é chamada aprazamento. O cidadão pode agendar de três formas: no site da Prefeitura no link (CLIQUE AQUI), nas Unidades Básicas de Saúde (por telefone ou pessoalmente) e no Disk Corona 0800.6425250 (das 07h às 19h).

É importante destacar que a agenda é liberada mês a mês. Ou seja, quem precisa tomar a segunda dose em setembro, por exemplo, não consegue agendar agora, só vai conseguir em agosto. No agendamento, é necessário escolher o dia mais próximo possível desta data marcada a lápis.

Na hora da vacina é obrigatório apresentar um documento oficial com foto e a carteira de vacinação com o registro da dose um. O atendimento na segunda dose não será por ordem de chegada, mas sim pela agenda. Os intervalos recomendados de cada fabricante são os seguintes: Pfizer e Astrazeneca: três meses, Coronavac: 28 dias.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disk Corona: 08006425250.

Prefeitura Municipal de Aaucaria. Foto: Carlos Poly